Publicado em Diversos

Drama de blogueiras/os: por que meu blog não cresce?

Isso também acontece com você, não é?

Não se preocupe, acho que posso dar algumas dicas, e talvez, te ajudar um pouco!

Não é muito meu estilo escrever sobre isso, mas como fiz uma constatação (ou tive uma luz), acredito que seja bom compartilhar, eu já vi dando certo!

Estava eu navegando pela blogosfera, quando de repente me deparei com um post muito interessante. A Carol do blog By: Carol Campos fez uma maratona de posts durante 30 dias, o resultado ela conta  neste post aqui para nós, #PEDA 30 – O que eu aprendi com o #PEDA , mas basicamente, os números delas subiram muito neste mês de maratona.

Acontece que eu pensando com meus botões cheguei à conclusão de que algumas medidas são necessárias para o sucesso de um blog. Claro, isso qualquer aula de marketing pode teorizar, porém, mais que isso, sabemos que a internet é um grande mistério. Uma coisa aleatória faz imenso sucesso, enquanto outra, às vezes, por melhor que seja, nem fica em evidência.

Não perca as esperanças ainda amigas e amigos da blogosfera! Eu fiquei raciocinando aqui para criar um planejamento em 5 pontos para levantar a moral do seu blog. E não precisa entrar em competição nenhuma, além de com você. Se prepare pro trampo!

1) CONTEÚDO

Isso é muito importante, eu acredito que mais que design. Não importa sobre o que seja seu blog, você deve escrever bem sobre o seu tema. Levar em consideração coisas do tipo “quem lerá?”, “essa informação serve para quê?”, “o que posso agregar ao leitor com esse texto?”, “isso é relevante?”, “de que maneira farei isso?”, “como esse post fará o leitor voltar?”.

Uma maneira prática de fazer isso é ler seu próprio texto. Leia e veja se ele está interessante. Se você não gostar do que escreveu, como acha que alguém vai gostar?

2) LEITOR

Um blog é como um amigo do leitor. Na verdade, os autores dos textos são. Imagine que a relação entre você e o seguidor é de uma amizade virtual. Como manter essa amizade? Primeiro você se apresenta, depois descobre coisas em comum, vai conversando até que começam os assuntos mais variados e íntimos.

Seus posts são a conversa… E como é essa conversa? Se for prazerosa, tenho certeza que os novos amigos virtuais voltarão para conversar mais!

3) FREQUÊNCIA

Taí o principal problema da maioria dos blogueiros: continuar a conversa. É muito importante enquanto você não tem um público fidelizado, ou enquanto sua amizade ainda não está forte, que você continue a conversa com seus amigos virtuais, os leitores. Tem leitor que acessa o blog todo dia para ver se tem post novo (sou dessas), se ele volta uma, duas, três vezes, se não há posts diferentes, ele desiste de encontrar algo novo e não volta.

Então, mais post é sinal de mais conversa e visitas!

4) SEGUIMENTO 

A continuação do assunto é muito importante também. Se o leitor procurou determinado conteúdo, ele provavelmente voltará à fonte de informação para saber mais sobre o tema. Se ele já conhece sua fonte, será mais fácil voltar à sua do que procurar uma nova. Então, quanto mais o blog falar sobre o tema em diferentes aspectos, mais fiel o leitor será.

5) VISUAL

Eu não acho que esse seja o mais importante em determinados pontos, mas uma interface simples (no sentido de fácil de entender), bonita e organizada faz qualquer leitor criar a referência visual na cabeça. O template será lembrado pela pessoa assim que ela quiser procurar o assunto do seu blog.

Sabe aquelas frases “ah, conheço um blog assim… não lembro direito o nome, mas ele é branco com letras vermelhas, começa com anag…”? Ou seja, as pessoas são bastante visuais, mostre uma interface legal e elas se lembrarão.

Enfim galera, espero que essas dicas ajudem vocês! E bora continuar a conversa amanhã?

Um abraço e até amanhã galera. Obrigada pela companhia!

Autor:

Metamorfose ambulante, ♥

26 comentários em “Drama de blogueiras/os: por que meu blog não cresce?

  1. Achei muito legal as dicas – bem claras e explicativas.

    A frequência é essencial. Pra quem escreve Crônicas ou Narrativas, como eu, o ideal seria um texto por semana, mas não consigo por conta do tempo. Eu posto uma semana sim e outra não – também considero uma boa frequência.

    Em todo caso, eu acho uma semana pouco pra maturar um texto…gosto de passar as madrugadas lendo e relendo o que escrevo, e também mostro pra um ou dois amigos darem uma visão externa. A vantagem é que acaba saindo como realmente quero.

    Vou começar a deixar uma notinha explicando que posto os textos uma semana sim e outra não, assim os leitores ficam plenamente cientes disso.

    A estética também deve ser trabalhada. Não só o visual da página, mas também do próprio texto. Estou cada vez mais escrevendo pensado no formato onde ele será publicado – no caso, o Facebook que é o alcance maior. Os textos muito grandes e com parágrafos muito grandes fazem os leitores se afastarem. Não adianta muito fazer um “textão” é pouca gente ler.

    As redes sociais estão cada vez rápidas e dinâmicas…é preciso também pensar nisso.

    Parabéns por esta postagem! Curti a tua página. Boa sorte na escrita. Caso queira ler algo, esta é a minha:

    http://www.facebook.com/meuladocblog

    Curtido por 2 pessoas

    1. Cleydson, muito bem observado! Tudo que você agregou é bastante válido. Acredito que você fazer um esquema com seus leitores sobre suas obras também seja uma amizade…
      Sucesso guri, já curti sua página.
      Obrigada pelo comentário, beijoooo!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Vanessa, você divulga nas redes sociais? O bom não são os grupos de divulgações, mas os do tem que você ta falando… Entra e fala com a galera, mostra seus posts … Aí a galera vai chegando. Conhecer novos blogs também ajuda!

      Curtir

  2. Muito bom teu post. Ótimas dicas!
    Também acho que frequência é tudo, mas as vezes ficamos sem tempo por conta da faculdade ou trabalho (as vezes até por doença, como no meu caso), mas a boa comunicação também é muito importante.

    Grande beijoo!

    Curtido por 2 pessoas

  3. Gostei do modo que se expressou, nunca tinha pensando no blog como uma conversa. Sobre o design eu constatei isso quando uma amiga que não via há muitos anos me contou que uma amiga que nem me conhecia falou sobre o meu blog e principalmente pelo design, e agora ela fala como “o blog dos balões que se mexem” 😍 mas sobre a frequência é o mais difícil porque tenho muita coisa da faculdade para fazer e o blog fica atrasado 😕 voum voltar pra nossa conversa e ver o blog que você indicou
    Beijar
    dezoitoemponto.com

    Curtido por 2 pessoas

  4. Adorei as dicas! Acho que um dos pontos mais importantes, além de um bom conteúdo, é a frequência de posts. Teve uma época que conseguir manter as postagens 3x por semana e blog cresceu bastante! Agora que dei uma parada as visualizações caíram ): Isso é fatídico! Mas vivendo e aprendendo né? rs

    Beijocass

    Curtido por 2 pessoas

  5. Ótimas considerações!

    O bom uso das redes sociais também ajuda (afinal, foi assim que eu cheguei aqui!). Acredito que o design seja o segundo ponto depois do conteúdo. Aliás, o do teu blog é bem bonito.
    A construção de um blog relevante é lenta, mesmo. Particularmente não acredito em fórmula mágica, e sim num conjunto de fatores que levam ao sucesso.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fernanda você tem razão. As redes sociais são um recurso fundamental na divulgação de um blog. Que bom que você gostou do visual do meu blog, eu reformulei ele recentemente. Deu um bom trabalho, porque faço tudo sozinha… Rs
      Beijinhos, sucesso!!!

      Curtido por 1 pessoa

  6. Eu vi essas dicas e li toda a sua, mas tenho muita dificuldade em fazer melhorias no visual do blog. A bem da verdade eu gosto mesmo é de escrever, não estava muito ligado em seguidores, só que de um ano pra cá me assustei com o numero de pessoas que começaram a seguir o blog, foi quando comecei a ter mais atenção no visual, mas ainda não esta como gostaria, falta organizar melhor. Estou treinando para ver se acerto. Valeu pela dica. 😉

    Curtido por 1 pessoa

    1. Estamos aqui pra isso. Buscar seguidores por números é a maior besteira. Eu acho que buscar seguidores por querer compartilhar experiências, vida, obras traz muito sucesso. O artista tem que mostrar sua arte, de que serve uma arte feita só pra você? Deixemos as pessoas fruirem através de nossa arte… É lindo!

      Curtido por 1 pessoa

      1. É penso que acima de tudo o escrever é o que mais importa, os seguidores que em meu caso tornam-se amigos pois assim os tenho com muito carinho são o prêmio que recebemos de graça. 🙂

        Curtido por 1 pessoa

  7. Adorei esse post ❤
    Sua linguagem simples me ajudou a entender, e eu amei essa analogia sobre amigos virtuais e conversas hahah
    O que acho mais importante, unindo tudo isso que você falou, é escrever porque gostamos e não para ter sucesso ou ganhar coisas. Se você faz algo com prazer, tudo fica melhor ❤
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oi Ana! Gostei das suas dicas e acredito que estou no faminho certo. Cosrumo postar 4 ou 5 vezes na semana. Procuro fazer textos informativos que também colico minhas experiências em tim de conversa. Procuro escrever corretamente, pois não consigo acompanhar blogs com erros de português! Mas ainda não consegui atingir uma boa frequência! Acho que o jeito é continuar firme e forte e não desistir né? Beijos
    blogprimeirospassos.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Comente sua opinião aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s