Publicado em Poematizese

#ResenhadoLivro: Travessia – Ally Condie

travessia_frente


ISBN-13: 9788581050744
ISBN-10: 8581050743
Ano: 2012 / Páginas: 280
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras
Fonte: Skoob

 

Salve galera, estou aqui para continuar a história da Trilogia Destino! Bora lá.

“Cássia e Ky saem da sociedade por motivos diferentes, ele, através de uma classificação foi designado para um posto de trabalho muito perigoso; ela, por sua vez, descobrindo onde estava o amado, decidiu tentar encontrá-lo. A partir daí, os dois atravessam grandes provas para se encontrarem. Lutam guerras, perdem amigos, aprendem novas coisas, até que finalmente, conseguem se encontram.”

Primeiramente, quero declarar que essa sinopse é extremamente simples, pois não quero dar spoiler para vocês antes de falar do que realmente interessa: essa trilogia mexeu com meu coração, é meu dever incentivar as pessoas à lerem.

Enfim, aqui o cenário da história vai começar a mudar. Cássia que em Destino, era o retrato perfeito do cidadão comum, extremamente inteligente e crente no sistema regente, começa a mudar. A garota que se rebelou e decidiu procurar o amor de sua vida, Ky, agora vai passar por poucas e boas.

O triângulo amoroso entre ela, Xander e Ky se torna assunto para depois em “Travessia”. O importante agora são as coisas que os dois vão passar para se encontrar. Esse ponto da história tem quesitos muito interessantes, a autora começa a desenvolver o conhecimento dos personagens por eles mesmos. Eles começam a se descobrir em meio às situações extremas, principalmente Cássia, que não sabia que tinha tanta força para enfrentar tudo que lhe acontece no caminho até Ky.

Aqui, como citei antes, comecei a perceber como a capa do livro é extremamente conceitual. No primeiro livro, ela nos revela para que serve a cápsula verde, logo, a cor da cápsula da capa é verde. Além do mais, ele revela uma Cássia que ainda está presa nos padrões da sociedade. Agora, a autora vai nos revelar o que a cápsula azul faz, logo, a cor da cápsula da capa é azul. É bobo, mas eu demorei para perceber como a capa do livro fala conosco, e aqui, Cássia está atravessando um caminho, não só literalmente, mas ela está passando de uma pessoa de dentro da sociedade para uma pessoa fora dela, logo, na capa, ela está atravessando essa barreira.

O título do livro fala exatamente sobre o que acontece na história, é literalmente uma Travessia. Os personagens mudando sua vida de ponta cabeça, um cenário harmônico que agora dá lugar à um cenário de caos, as descobertas acerca dessa sociedade perfeita, e os personagens se descobrindo.

Apesar de ser a grande virada em ação da trilogia “Destino”, o segundo volume é extremamente fluído de se ler, as cenas pesadas são suficientemente líricas, têm a dose de poesia correta para te fazer sentir uma catarse das boas.

Eu volto a afirmar que essa autora é extremamente inteligente, conforme você vai lendo sua trilogia, você descobre vários signos que ela vai colocando durante a narrativa para te levar à um lugar completamente novo, é uma revelação sem fim. Me lembra muito suspense, realmente uma história envolvente.

Um ponto muito interessante de “Travessia”, aparece na humanização dos personagens. Não é só mais um romance que descreve o amor entre dois personagens, ela usa o romance para fazer você imergir na realidade da decadência da sociedade, como as suas decisões afetam diretamente no que é refletido em você, é um livro que leva o leitor a reflexões profundas sobre a sociedade.

Mais uma vez, eu recomendo com muito amor e acho que todos deveriam ler. A poesia que tem nesse livro, mostra que mesmo o cenário mais caótico, pode ser fonte de grande inspiração. Deixo mais uma vez, uma frase do livro, que faz parte de um poema, e na minha opinião, descreve muito da história!

“Não entre docemente.”

Travessia – Ally Condie

Se você já leu essa obra prima, conta aqui para nós o que achou! Obrigada pela companhia e até a próxima!

Autor:

Metamorfose ambulante, ♥

Comente sua opinião aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s