Publicado em Diversos

estudar e trabalhar – pra acabar é só começar

Pessoa de Deus! Parabéns, você é um afortunado. Se você vive esse trajeto tranquilamente, você merece um óscar. Um prêmio da ONU.

Eu vou falar dessa experiência muito doida e dar algumas dicas para amenizar um pouquinho dessa loucura que é estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Primeiramente, vou admitir que é uma coisa muito complicada e cansativa. Exige de você muita força de vontade, disposição, atenção, energia, concentração, entrega e tudo isso. Em contrapartida, todas as vantagens desse movimento temporário serão gigantescos. De várias perspectivas, trabalhar e estudar, ter sua independência é um grito de: MUNDO! Eu posso, eu quero, eu consigo. Por isso, parabéns! Você é incrível.

Existem algumas coisas que são bem chatas nesse processo, por exemplo, o cansaço. Posso dizer por experiência própria, que aprendi uma coisa muito valiosa com essa falta de tempo: eu não preciso mais de uma cama para dormir. Eu durmo no trem, no ônibus, no sofá alheio, na cama, no chão, em bancos. Eu sei, isso parece bem decadente, mas uma rotina de dormir 00:00 e acordar 05:30 da manhã – querido, não é para qualquer um, não – eu sou um ser que ama dormir, o que piora tudo.

Além disso, aprendi outra coisa muito valiosa: eu nunca vou falar para as pessoas que estão na faculdade, nem quando eu for idosa, que eles tem energia para fazer isso. Não é só o esgotamento físico, é o mental que te detona. A dor da exaustão, para mim, é a pior que existe. Então, vou valorizar essa galera para sempre.

Mas bora parar com esse papo furado e ir logo ao que interessa. Estou nessa enrascada por quatro, cinco, dez anos, como faço para aliviar? Vou dar 8 dicas para ajudar você a aliviar a pressão! Bora lá!

1.Se concentre

Preste atenção no que você está fazendo, concentrar-se no que está fazendo no trabalho ou na escola ou faculdade, faz com que a possibilidade de você ter de repetir aquilo seja mínima, além de a qualidade da sua ação ser bem maior do que quando você está distraído. Isso ajuda muito na hora de relaxar – saber que não há pendências.

2. Não deixe para depois

ALERTA! Essa pode ser a mais difícil de realizar. Principalmente, quando bate aquele desânimo ou aquela preguicinha, colega, não se deixe enganar, faça o que tiver de fazer na hora que você tiver a primeira oportunidade, isso evita que você acumule coisas e se sinta estressado.

3. Anote tudo!!!

Essa dica é essencial. Eu sou uma pessoa que esqueço tudo, considerando a demanda de nossas tarefas diariamente, a melhor coisa que pode se fazer é: anote. Deixe sempre à mão este caderno de suas anotações, para evitar confusões e ajudar você quando surgir uma dúvida e, caso, precise consultá-lo.

4. Descanse

Por incrível que pareça, existem pessoas que mesmo com essa vida agitada, ainda arranjam energia para sair para várias nights. Faça isso com moderação, seu corpo também precisa descansar e sono acumulado é um ótimo meio de causar acidentes (desde tropeços na rua até acidentes sérios), por isso, CUIDADO! Pegue sua mantinha e vá dormir!

5. Divirta-se

Em contrapartida dos amantes da night, tem aquele povo que vive uma vida de “não tenho prazer, só obrigação”. Ô meu povo, preste atenção, se dormir descansa o corpo, relaxar descansa a mente. Descansar os parafusos é essencial para voltar com gás na ação! Fica de olho. Vai fazer algo que te dê prazer criatura!

6. Faça um cronograma

Isso ajuda não só a memorizar, mas a organizar seu tempo. Eu tenho um calendário do tamanho de duas cartolinas coladas em cima do meu computador, olha, ele já me salvou várias vezes nos momentos de falta de lucidez e cansaço total. Organizando tudo, você fica mais tranquilo para realizar as tarefas e menos desesperado com prazos.

7. Estude e trabalhe

Por mais óbvio que pareça, essa dica é necessária. Você tem que dedicar seu tempo para realizar as tarefas com qualidade, se não, pode parecer que você está caminhando, caminhando e não chega à lugar algum. Acredite, estudar a matéria te livra de uma nota ruim, de uma DP, de refazer um semestre, etc. Realizar seu trabalho com qualidade, gera várias bonificações e prêmios, fora que te livra de levar sermão e etc, então, faça bonito!

8. Recompensa, te quero sim

Essa é a melhor parte. Se você tirou nota boa, aprendeu a matéria, arrasou em algum trabalho se presenteie com algo. Pode ser a coisa mais simples do mundo, como uma bala ou um chocolate ou descansar, que seja, mas que você tenha em mente que aquilo é um prêmio pelo seu esforço. Comemore no seu trabalho os seus ganhos, as metas alcançadas, as atividades desenvolvidas, isso é pura motivação para continuar realizando coisas boas, sério!

Enfim, espero que vocês usufruam dos meus segredinhos para uma rotina mais leve… E não esqueçam de meditar e refletir sobre a vida de um jeito tranquilo… Você vai relaxar e voar bem alto.

Obrigada pela companhia e até a próxima!

Autor:

Metamorfose ambulante, ♥

4 comentários em “estudar e trabalhar – pra acabar é só começar

  1. arrazou! é bem por aí mesmo, fora quando surgem aqueles trabalhos voluntários maravilhosos que não dá pra negar e vc quer arrumar um tempo (imaginario) para faze lo
    é fantástica essa faze! amo muito ❤ Valeu Ana Adorei sua expressão

    Curtir

Comente sua opinião aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s