Publicado em Poematizese

#ResenhadoFilme: O segredo de seus olhos

ojos
Argentina – 2009. Filme dirigido por Juan José Campanella, baseado no livro: La Preguna de sus ojos de Eduardo Sacheri.

“O Segredo de Seus Olhos” conta a história de Benjamín Espósito, um ex-funcionário do sistema penal da Argentina. Um caso caiu nas mãos de Espósito erroneamente, já que se tratava de um caso que não era de seu setor.

Inicialmente ele recusou e tentou passar o caso para o setor responsável, entrando em conflito com alguns de seus colegas por isso, porém, após visitar a cena do crime e ver o corpo da vítima que havia sido estrupada e assassinada, Espósito ficou obcecado pelo caso.

Durante a investigação, ele visitou o marido da garota, chamada Liliana e examinando algumas fotos percebeu um homem em comum à todas elas. Decidiu investigá-lo junto com seu parceiro. Nesta cena, um momento importante é quando o marido de Liliana pergunta qual seria a pena justa para o homem que cometeu o crime e Espósito disse que seria a pena perpétua.

Espósito conseguiu prender o assassino depois de muito investigá-lo, alguns anos se passaram e o réu foi absolvido por um dos ex-colegas de Espósito do sistema penal, que tinha se desentendido com ele no início por causa do caso. Espósito foi pessoalmente tirar satisfação com o ex-colega que o ignorou e o ameaçou, já que agora era um homem de poder.

Vinte e cinco anos depois, o caso ainda o perturbava, ele queria descobrir o que havia acontecido ao réu que desapareceu. Procurou o ex-marido da vítima para lhe contar como o caso ainda o fazia perder noites de sono e que decidiu até escrever um romance sobre ele. Os dois conversaram e o marido disse que já era hora de ele esquecer aquilo.

Desconfiado da postura do ex-marido da vítima, Espósito o espionou durante toda a noite, até que descobriu o que estava realmente acontecendo. Porém, aqui, eu não posso dar spoiler, então, vou contar algumas impressões que tive do filme.

Impressões

Este filme propõe que a observação de todos os fatos seja primordial para a resolução de seus mistérios, nas cenas iniciais ele te revela quase tudo, porém, o tempo todo te deixa em dúvida se suas teorias estão corretas. Essa é a grande façanha do filme.

Além disso, o filme é de uma profundidade emocional e psicológica incrível, os personagens estão em constante crises existenciais, o que os aproxima muito do espectador, na minha opinião.

O filme tem uma dinâmica muito interessante, a maioria dos fatos não tem uma ordem muito lógica e o mistério é com certeza seu principal atributo, as cenas te colocam em pesquisa junto com Espósito, fazendo de você também, um detetive que, além de querer que esse homem passe logo por todas as adversidades, tenha pelo menos uma vitória nessa vida desesperada e nessa longa busca da verdade; faz você ficar criando teorias sobre o que está realmente acontecendo, já que a cronologia não entrega os fatos de uma maneira linear.

Inicialmente, a temática da violência fica incrivelmente tangente e você pensa que o filme só se trata de abuso e de um policial procurando um criminoso, mas no final, você descobre como a morte da garota, pode ter tornado outros personagens tão doentios quanto o criminoso.

O filme acaba e você fica com aquela sensação de que está doendo seus ossos. Não foi você que passou as cenas correndo, mas a emoção de observar cada personalidade da trama te deixa cansado, pelo menos me deixou exausta e tudo o que eu pensava no fim era: -Como um único fato pode modificar ou mostrar a real natureza dos seres humanos coagidos naquela situação.

Enfim, eu incentivo à todos a conhecerem essa grande obra e acredito que o livro seja tão emocionante quando a adaptação para filme.

Lembrando que esse filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010 – MERECEU.

Autor:

Metamorfose ambulante, ♥

Comente sua opinião aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s