Publicado em Poematizese

um guia diferente: Caminho de Santiago de Compostela 

Eu sempre fui apaixonada por trilhas conceituadas no mundo, as longas, as difíceis, as que tem histórias incríveis, as que mudam quem as faz e tantas outras características dessas trilhas ou caminhadas que tem um poder de renovação incrível para o ser humano. Isso para mim é quase um vício, porque acredito que estar consigo mesmo é um dádiva e uma grande oportunidade de descobertas e autoconhecimento.

Eu costumo assistir muitos documentários sobre viagens e histórias de superações, gosto de conhecer as histórias das pessoas e na impossibilidade de estar neste momento da vida em contato direto com essas realidades, eu faço desses documentários uma forma de me sentir presente.

Procurando documentários sobre viagens mais uma vez, recentemente encontrei e assisti um filme incrível, que conta a história de um pai que perdeu seu filho quando ele iniciou o Caminho de Santiago de Compostela. O sonho do filho (eu compartilho desse sonho também!) era conhecer o mundo e seus mistérios, então, em uma de suas viagens, resolveu fazer o Caminho. Ao ir no país buscar as cinzas do filho, o pai decide fazer a jornada por ele, mas a jornada acaba resultando numa grande transformação pessoal.

1002004013043891
The Way – O filme

Então, decidi colocar esta caminhada como uma das futuras que pretendo fazer, não só pelo filme, mas minha curiosidade me levou a pesquisá-la e simplesmente me apaixonei pela magia que o Caminho traz para todos que o fizeram. E espantem-se, li uma matéria de 2014, que até o meio do ano 249 mil pessoas tinham passado por lá, só naquele ano!

Neste post, eu vou dar indicações de referências que eu encontrei para facilitar o processo de pesquisa de quem quer viajar e fazer a peregrinação no Caminho.

O Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho se localiza entre o Norte e o Oeste da Espanha, e é composto por várias rotas. É uma caminhada de peregrinação, mas, conforme foram passando os anos, cada vez mais pessoas de diferentes ideologias religiosas, historiadores, amantes da naturezas e público em geral, aderiram ao percurso.

Tudo se iniciou em mais ou menos no ano 813, quando um ermitão descobriu o túmulo de São Tiago após uma grande tempestade. O Bispo da época, mandou escavar o túmulo e colocá-lo à vista. Com a notícia se dissipando, muitas pessoas faziam o percurso com o objetivo de ver o sepulcro do apóstolo Tiago. Com o passar dos anos, os que governavam o local foram expandindo suas estruturas, até se tornar a grande catedral que é hoje.

Existem no Caminho quatro rotas principais que se encontram em Puente La Reina e continuam num só percurso.

17135185
Mapa do Caminho de Santiago de Compostela

Partindo pela rota Aragonês, você passa pelas seguintes cidades antes de chegar à Puenta La Reina:

-Somport

-Jaca-Santa Cruz de la Serós

-San Juan de la Peña

-Leyre

-Sangüesa

-Sos del Rey Católico

-Monreal

-Eunate

-Puente la Reina

Partindo pela rota da França, você passa pelas seguintes cidades antes de chegar à Puenta la Reina:

-Roncesvalles

-Viscarret

-Pamplona

Puenta la Reina

Pelo que eu li, o caminho francês é o mais famoso, acredito eu, que é porque são menos cidades antes de começar a rota comum.

O caminho se estende por aproximadamente 887km. Haja perna para tanto KM! Por isso, muitos peregrinos dizem que o ideal é não ter pressa. Num paraíso que é esse caminho gente, vale a pena andar uns 40 dias, não é mesmo?!

Livros& Guias sobre o Caminho

livros
Os três primeiros são guias, os outros dois são histórias de quem fez o Caminho.

Filmes & Documentários sobre o Caminho

filmes
Muito amor ♥

 Páginas & Sites sobre o Caminho

Site de Amigos de Santiago

Site que eu cito lá embaixo!

Maior facebook brasileiro sobre o Caminho!

IMPORTANTE!

-Durante todo o percurso há albergues aproximadamente entre 10 km e 15km  de distancia entre eles.

-O percurso pode ser feito à pé, de cavalo ou de bicicleta. MAS ATENÇÃO: os peregrinos que estão a pé tem preferência no albergue, já os que estão à cavalo, nem sempre encontram albergues que tenham lugar para acolher o animal.

-Existe uma série de preparações e cuidados para cumprir antes de começar o percurso, neste site brasileiro há muita informação sobre todas as etapas, histórias e guias: www.caminhodesantiago.com.br

Por fim, espero ter te deixado um pouco mais curioso sobre esse lugar, porque ele merece muita atenção. Assistir os filmes, ler os guias e acompanhar as páginas é uma maneira de estimular sua vontade de chegar lá!

PS: Esse caminho, foi importantíssimo na carreira de um dos maiores autores brasileiros: Paulo Coelho. Foi depois dele que Paulo começou a escrever e lançou seu livro “O diário de um Mago”, vai que numa dessa você vira a próxima figura importante da sua profissão?! Segundo os peregrinos, o caminho é cheio de magia…

Obrigada pela visita e buen camino!

Autor:

Metamorfose ambulante, ♥

Comente sua opinião aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s