Publicado em Diversos

usar versículos isolados da Bíblia, e aí?

Eu queria muito chamar a atenção para o fato de que a bíblia é um livro muito sábio, esqueça sua religião por um minuto, vamos apenas falar desse livro incrível que muitos tem à mão e poucos usufruem dele.

Eu não li a bíblia inteira, mas, ao longo da minha vida li várias histórias que há nela. Li vários textos interessantes, algumas parábolas e vez ou outra quando estou com uma dúvida peço uma luz ao Ser dos céus através dos escritos que nela estão.

Porém, eu li uma versão dela completa. Era uma ilustração de aproximadamente 700 páginas, foi com muito gosto que apreciei cada uma devagar, associando na minha cabeça adolescente o que aqueles textos queriam dizer, assim mesmo, o que esse autor está me contando? Eu não pensei em nenhum momento sobre “o que Deus estava mandando”, eu sempre vi a bíblia como um livro extremamente filosófico, didático e poético.

Ainda assim, li alguns guias sobre as histórias que tem na bíblia, porque querido para você entender essa obra prima é necessário toda uma vida, conhecimento de história, muita paciência e o mais importante de tudo: humildade.

Humildade porque você não pode achar que está entendo o que está escrito simplesmente por ter lido uma página e ter interpretado o texto. Ela é escrita em parábolas e ela é gigante. A primeira coisa que se tem que fazer para entender um pouco sobre os textos interessantíssimos que existem nela é ler devagar, imaginando apenas o conto que está acontecendo através dela.

Eu não sei quanto tempo isso demora, mas acredite, melhor passar uma vida estudando, do que falando bobagens sobre um livro que é sagrado para uma grande multidão nesse mundão.

Aceitando o fato de que ler a bíblia é extremamente trabalhoso, vamos analisar o seguinte aspecto recorrente no cotidiano de muitos cristãos e não cristãos que falam sobre ela deliberadamente de uma forma negativa.

Acontece que por ser um livro complexo e muito bem elaborado, cada frase da bíblia (ou versículo) traz consigo grande grau de reflexão e sabedoria. Porém, como leitor, eu não posso retirar esse fragmento isolado e pregar ideias acerca dele de maneira extremista, isso porque, este fragmento está dentro de um contexto que talvez o contradiga.

A grande mensagem da bíblia é a prática do amor genuíno, no qual, a entrega pelo outro deve ser a mesma da que se tem a si mesmo.

É exatamente isso que aquelas quinhentas páginas dizem, o tempo todo.

Para quem pratica alguns tipos de religião, existe um fator que faz as pessoas usarem a bíblia como argumento para esclarecimento. Na verdade, deveria ser isso. Porém, existem muitos grupos que usam a bíblia de forma ditadora em relação aos demais homens e mulheres que não se conectam muito com ela.

Infelizmente, a Idade Média saiu de nós, mas nós não saímos da Idade Média. Da mesma forma que a igreja usava os mandamentos para coagir a população, hoje, vejo muitos pregadores usando as frases da bíblia (ou versículos) para propagar discursos de medo, intolerância e ódio. Isso acontece desde aquele tempo, mas somos a nova geração. Com tanta tecnologia e ciência é necessário que estimulemos as pessoas à lerem e a entenderam como a história reflete sobre isso.

Contudo, analisando a vida de Jesus dentro da bíblia, vemos que durante toda sua vida, sua postura era de um homem tolerante que propagava o respeito entre todas as pessoas. Sua “evangelização” (ato no qual muitas pessoas se apoia para falar sobre a bíblia de maneira indevida) era em forma de histórias e ensinamentos. Aparentemente, ele era um homem agradável que todos queriam ouvir, exatamente como é atualmente: sempre que uma pessoa agradável nos ensina algo no qual acreditamos, a ouvimos e nos interessamos pelo que ela tem a dizer.

Eu não sei se a maneira como algumas pessoas “evangelizam” está correta, eu não sou Deus, mas todas as vezes que alguém bate na minha porta para dizer que tudo que eu faço “é pecado”, eu realmente a ignoro. “Quem é esse ser humano para julgar minha vida?” – eu penso. Será que muitos pensam como eu?

Por fim, eu gostaria de ressaltar que é impossível entender um livro sem tê-lo lido completamente, saber em que contexto ele foi escrito, saber sobre quem ele foi escrito e qual era o contexto histórico tanto do escritor, como do povo sobre quem ele escreve, simplesmente para entender termos que se justificavam na época, mas que agora são extremamente inutilizados.

Obrigada pela companhia e vamos propagar a ideia de não fazer mal uso das obras primas escritas por ninguém. Nem mesmo por diversos homens, como é a bíblia.

Autor:

Metamorfose ambulante, ♥

Um comentário em “usar versículos isolados da Bíblia, e aí?

  1. Sempre que chega uma correspondecia, abrimos de imediato, se for uma carta de alguem distante a satisfação é ainda maior; A Biblia é a carta de Deus aos homens, ela é tão especial e Sagrada que se renova através dos tempos, servindo de consolo ao problema atual e dando um novo ensinamento,
    Só quem tem o habito de procurar socorro em seus versiculos pode saborear estas verdades.

    Curtir

Comente sua opinião aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s