Publicado em Poematizese

Falar de política pra quê?

Eu acho que estamos todos sedentos de informações pertinentes e verdadeiras. Eu vejo pessoas querendo mudar suas realidades o tempo todo. Eu vejo gente mudando a realidade dos outros, para bem ou para mal. E vejo também gente que fala. Fala, fala, fala e depois fala mais. Mas essas só falam. Dizem que querem mudança, que querem um país melhor, uma sociedade melhor e melhorias para todos. Mas elas SÓ falam. Não agem.

PARA VENCER UMA GUERRA É PRECISO SER GUERREIRO SEMPRE. E LUTAR SEM CESSAR.

Eu tenho certeza que o sofá confortável na hora da novela é extasiante. O carro que leva para o trabalho é extasiante. A cama box que o salário de dois meses inteiros comprou, é extasiante. A revista de moda que fala como você deve ser para chamar atenção das pessoas é extasiante. Os produtos que prometem mais beleza são extasiantes. Os objetos que te darão mais status por um preço absurdo, as férias na praia, a viagem para Disney, o seu celular lançamento, o tênis incrivelmente caro que daqui seis meses estará estragado, as festas com pessoas importantes, as jóias carésimas de uma marca importantíssima, o sapato que machuca o pé, mas foi feito do “melhor couro” pela “melhor marca”, o perfume de vários reais que só vai sair depois de amanhã, a escola de elite das crianças, o condomínio de luxo extremamente seguro, eu sei, eu acredito, tudo isso é extasiante.

Mas e depois de tudo isso, o que mais você vai querer? Ou melhor, quanto tempo da sua vida você vai trabalhar para TER tudo isso? Se é que um dia você vai chegar a ter tudo.

A mensagem que nos chega através dos séculos é extremamente vazia: CONSUMA SEM CESSAR! Quando suas realizações serão mais do que coisas compráveis? Seu casamento infeliz te deu casa, carro, comida, filhos lindos e a grande certeza de que a vida é uma bosta. Por isso, você assiste a todos aqueles filmes românticos, fantásticos e vê aquelas novelas que mostram como é uma “vida perfeita”? Projetar os sonhos numa ficção é uma catarse das boas.

Então, realmente. Política pra quê? Esse comodismo vazio está muito mais confortável.

A coisa aqui não é acusar ninguém de viver sua própria vida desta maneira. Infelizmente, vivemos isso há tanto tempo, que dificilmente percebemos como nossa mente está condicionada a pensar que essa é a melhor forma de viver: consumindo. Abrir os olhos para outras perspectivas não faz mal a ninguém, pelo contrário, dá a oportunidade de enxergar mais coisas, experimentar mais.

Recentemente eu publique um post intitulado “A união faz a força“, e cada vez mais eu reflito sobre isso. Eu acredito que união faz a força, e ainda, acredito que o primeiro passo individual de cada um faz essa força aparecer. A união só acontece quando existe membros para incorporá-la.

A mudança do mundo começa pela pessoa mais próxima que pode haver de qualquer ser humano – ele mesmo. Existe tantas alternativas para começar a mudar a política social vigente. Se cada pessoa doasse pelo menos 30 minutos do seu dia para auxiliar qualquer pessoa, as coisas começariam a mudar radicalmente. Essa mudança por si geraria cada vez mudanças maiores. E há coisas tão simples a se fazer.

Desde ler um livro aos analfabetos até fazer doações exorbitantes em centros de caridades, há um caminho tão longo e largo de possibilidades para exercitar. Se não for possível ajudar a sociedade com dinheiro, é possível ajudar com atenção, conhecimento, reflexão, tempo, disposição e muita luta.

Existem alguns trabalhos que são feitos na internet também. Recentemente vi uma economista que explica os diferentes processos da economia atual do nosso país de graça, na própria página do facebook. É uma fonte de informação rica porque ela coloca diversos posicionamentos do mesmo assunto. Esse tipo de informação ajuda e muito todo cidadão que deseja aplicar suas economias. Esse é só um exemplo.

Enfim, a unica coisa realmente necessária para fazer uma sociedade prosperar, é a luta de cada cidadão e a disponibilidade de agir pelo outro, tanto quanto por ele mesmo. Independe de classes, raças, profissões, opções sexuais e religiosas, formações e todas as outras particularidades de cada um.

Isso só será possível quando os guerreiros levantarem dos seus sofás confortáveis e começarem a lutar sem cessar.

Falar de política serve para descobrir pontos de vistas e soluções para melhorar a vida de todos. E principalmente, para dar sentido às nossas vidas. Porque uma sociedade melhor, gera não só resultados melhores nos serviços públicos e privados, como também, gera pessoas mais felizes e emocionalmente mais esclarecidas.

Lutar pelo outro é vencer por si mesmo.

Autor:

Metamorfose ambulante, ♥

Comente sua opinião aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s